terça-feira, 19 de maio de 2009

Frase do dia

Foto: Manifestante

"Essa tal de internete é muito fofoqueira."

Dona Goiandira do Couto,
artista plástica, 93 anos.

Passei o carnaval deste ano na cidade de Goiás e tive a oportunidade de conhecer a obra de Dona Goiandira, uma artista plástica reconhecida internacionalmente pelo seu trabalho de pintura com areia.

Logo que entrei no atelier surgiu uma senhora simpática e cheia de vida. Ainda não sabia, mas era a própria Dona Goiandira que veio dar as boas vindas e falar sobre a sua técnica. Lá pelas tantas ela comentou sobre uns franceses que vieram visitá-la (ou entrevistá-la, não me lembro exatamente), e já sabiam de quase tudo da sua vida por meio da internete, e soltou essa frase.

Ela tem razão. A internete é muito fofoqueira.

A cada dia cresce o número de casos de pessoas que tiveram sua vida pessoal invadida ou mesmo que tiveram perdas financeiras em razão de crimes cometidos pela internete. Os exemplos são vários: agressões por meio de comentários anônimos, divulgação de fotos e vídeos íntimos sem autorização, criação de perfis falsos e golpes financeiros.

Fiquei sabendo do caso de uma menina de 14 nos que teve suas fotos nuas divulgadas na internete e que obviamente foram vistas por todos os seus colegas de sala de aula. A família dela teve que se mudar da pequena cidade do sul do país, abandonar parentes e amigos e passar a viver no anonimato para que sua filha não fosse prejudicada ainda mais. Fico pensando sobre os efeitos psicológicos que ela vai enfrentar.

Não estou questionando a internete em si como meio de comunicação e fonte de informações, cujos benefícios são evidentes e superam os pontos negativos, mas é óbvio que nossa privacidade ficou mais exposta desde seu advento. Qualquer um pode ter sua vida devassada hoje em dia. Com poucos dados é possível conseguir informações detalhadas sobre uma pessoa, onde estudou, local de trabalho, qual foi sua tese de mestrado, hobbies e quem sabe até uma foto.

Nós mesmos agimos como se tudo que está na internete fosse público, como se não houvesse um dono. Talvez porque a rede é difusa, não tem uma cara definida. Copiamos um texto aqui, uma foto ali e compartilhamos uma música acolá. Entretanto, muitas vezes somos inocentes com nossas próprias informações, como se nossa privacidade estivesse protegida. Preenchemos inúmeros cadastros, compartilhamos nosso endereço de e-mail e colocamos informações pessoais e fotos em sites de relacionamentos. Um prato cheio para pessoas invejosas e com más intenções e que se escondem na covardia do anonimato.

Se antigamente a fofoqueira ficava nas janelas das casas observando o movimento da rua e comentando sobre a vida alheia, com a internete ela está em todo lugar. Portanto, cuidado! Provavelmente tem uma fofoqueira te observando nesse momento.

:P

2 comentários:

  1. É o Fabiano? heheh Obrigada pelos elogios! Prometo que logo leio seu blog todo pra elogiar também e te adiciono nos meus favoritos! beijos

    ResponderExcluir
  2. é,meu amor...a internet é muito fofoqueira mesmo. a Goiandira tinha muita razão.
    cada dia mais,me surpreendo com esses casos de ataques gratuitos às pessoas que estão aí,na rede,só tentando se divertir,compartilhar fotos,experiências...é um meio fantástico de comunicação,de entretenimento,conhecimento,mas tem que ter muuuuito cuidado,né?

    ótima reflexão,muito relevante e totalmente coerente com a realidade de quem tem algo publicado na net,né? todo cuidado é pouco!
    ;*

    ResponderExcluir

Manifeste-se: