quinta-feira, 25 de junho de 2009

Você se lembra?

Um dia desses, num momento de nostalgia, estava tentando me lembrar qual foi o primeiro disco que eu comprei. Não o primeiro disco que eu ganhei de presente, mas aquele que eu tive que juntar a mesada para conseguir comprar. Na época ainda era LP (long play). Fiquei frustrado por não conseguir me lembrar, minha memória nunca foi meu forte mesmo.

O primeiro disco que eu me lembro de ter gostado de verdade, e que influenciou meu gosto musical dali em diante, foi Nós Vamos Invadir sua Praia do Ultraje a Rigor. Isso lá em 1985. Na verdade, o disco era de um primo meu e eu peguei emprestado para gravar em fita K-7. A combinação de letras debochadas e rock and roll foi perfeita, num disco que praticamente todas músicas tocaram exaustivamente na rádio. Foi nessa época que deu um estalo na minha cabeça "é isso que eu gosto" e junto veio a vontade de aprender a tocar guitarra.

Outro disco que foi importante nessa fase inicial, e que ouvi até quase furar, foi O Concreto já Rachou da Plebe Rude. Esse sim comprado por mim e também de 1985. Era a época do "Rock Brasília, explode Brasil", a Legião Urbana já fazia algum sucesso mas eu preferia as letras contestadoras e as músicas mais pesadas e bem trabalhadas da Plebe. Depois vieram Led Zeppelin, Jimi Hendrix, Iron Maiden, U2, Guns and Roses, etc ..

Se não lembro do primeiro disco que comprei, me recordo perfeitamente do primeiro show. Acreditem ou não foi um show do Gilberto Gil na época da música Punk da Periferia. Os pais de um amigo meu iam ao show e nos chamaram para ir. Foi no ginásio Nilson Nelson e lembro bem como fiquei fascinado com aquilo tudo - o som, as luzes, o palco e a platéia.

Também me lembro bem do primeiro show que fui sozinho, foi um show dos Titãs na época da turnê Cabeça Dinossauro. Fiquei bem assustado, tanto o visual do palco como as músicas eram meio macabras, sinistras e agressivas. Foi a primeira vez que eu vi alguém cheirando loló, a primeira vez que vi alguém desmaiando de tanto fumar maconha e a primeira vez que vi uma porrada num show. Mas não fiquei traumatizado. kkkkk

E você, qual foi o primeiro disco que você comprou ou aquele que te deu o "estalo"? E qual foi o primeiro show?

Um comentário:

  1. Ainda bem que não ficou traumatizado,né?
    Acontece...hahaha

    Então,eu me lembro do primeiro disco LP mesmo, que ganhei...que foi do Duran Duran (aqueles de criança,tipo Balão Mágico etc,não conta,né? hahaha),aquele que tem Ordinary World...que até hoje é uma música que me amarro.

    Depois lembro de quando o André apareceu com uns discos do Guns, que aí, me fizeram ser do rock mesmo! \m/

    Achei muito legal a reflexão e acho que vale sempre à pena pensar em como formamos nosso "gosto musical".
    E viva a música! \m/

    Bjs!!!

    ResponderExcluir

Manifeste-se: