sexta-feira, 5 de junho de 2009

Procura-se uma banda de verdade


Um dia desses eu estava passando o canal da televisão aleatoriamente e parei num vídeo de uma dessas bandas novas que eu não me lembro o nome. O som das guitarras distorcidas e o visual da banda me chamaram à atenção de início. A decepção veio no segundo seguinte. Não sentia nenhuma verdade nas letras, na atitude, em nada! Era tudo tão ensaiado, tão pré-fabricado e com um gosto de "já vi isso antes".

O baterista estava sem camisa e ostentava o corpo coberto de tatuagens, provavelmente todas elas realizadas numa única sessão e com os motivos do momento. Fazia movimentos vigorosos para tocar uma batida simples. O guitarrista se sacodia como o Angus Young e fazia pose na hora do solo de uma nota só. O baixista tinha cabelo de emo e usava maquiagem pesada e borrada. O vocalista, com a barba cuidadosamente mal feita, contorcia o rosto na hora do refrão que invariavelmente terminava uma das duas palavras "vocêêêêê" ou "amooooor" [ler com entonação na última sílaba]. A câmera deu um close na sua garganta mostrando as veias saltadas. Apesar disso, não senti verdade na letra e nem na música .

Cadê a rebeldia roqueira, a contestação? Onde estão as críticas ao sistema? Brincadeiras à parte, não penso que o rock tenha que ser ideológico, mas precisa ter uma razão legítima para existir, nem que seja apenas por pura diversão. Antigamente as bandas eram formadas por amigos da rua que tocavam por falta de opção de lazer ou apenas para se expressarem. Por mais ingênua e romântica que seja essa imagem, a vontade de mudar o mundo era genuína. O sonho dessas bandas era gravar um cd (fita demo, na época) e fazer shows.

Hoje me parece que o sonho de algumas bandas é gravar um vídeo para tocar na televisão e se transformarem em celebrides instantâneas. A música é um mero coadjuvante. Quais delas estarão na ativa daqui a cinco anos? Quantas sobreviverão ao segundo disco? Quase tive um enfarto quando vi uma entrevista com um vocalista de uma dessas bandas que disse que o ídolo dele é o Caetano Veloso? Pára o mundo, onde estamos? Não gosto do Caetano Veloso, respeito a importância e o trabalho dele, mas daí para ser ídolo de banda de rock and roll tem uma distância grande.

Felizmente tive um alento no último fim de semana. Vi algumas bandas no festival Rolla Pedra e me impressionei com duas delas, uma de Goiânia (Black Drawing Chalks) e outra do Ceará (Red Run). Tocaram rock and roll puro e da melhor qualidade. É difícil explicar, mas é fácil sentir a verdade e a energia dessas bandas ao vivo. Vida longa ao rock and roll!

It's a Long Way to The Top (if you wanna rock n' roll)!! \m/

4 comentários:

  1. "não penso que o rock tenha que ser ideológico, mas precisa ter uma razão legítima para existir, nem que seja apenas por pura diversão."

    é...diversão hoje é ganhar dinheiro,encher o youtube de videos e tentar ser famoso rapidamente. música de qualidade mesmo,quase nenhuma!

    me impressionei também com essas duas bandas que vc citou aí,foram shows muuuito bons mesmo...fiquei feliz de ver!
    e definitivamente,caetano veloso não é ídolo de roqueiro que se preze! kkkkk

    adoro as suas reflexões e comentários,viu?
    bjoteAmo!

    ResponderExcluir
  2. Ó o myspace das bandas boas lá do festival:

    www.myspace.com/redrun

    (tava ouvindo agora - gostei mesmo!)
    e os goianos:

    http://www.myspace.com/blackdrawingchalks

    mt legal também! ;*

    ResponderExcluir
  3. Ahh, essa banda de Goiânia é de uns amigos meus! É ótima, né? Vou mostrar seu post pra eles! hahaha Concordo em quase tudo com o seu texto. Acho que falta paixão no mundo, não só nas bandas de Rock, mas em tudo o que vem sendo feito. E pô, Caetano é excelente, tá que ele tá mais pra onda Flower Power! hahahah Mas ele é talentoso ao extremo e tem muita sensibilidade pra música... Mas é isso aí! Beijo grande!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Eu e meu irmão nos enquadramos nesse antigo formato de banda sitado no texto à cima. Nosso sonho é gravar nosso Cd e poder ajudar alguém a acordar pra realidade. Segue uma das nossas mais de 50 letras.

    Homem Computado

    Me sinto programado um computador sofisticado
    Sistema avançado muitos pensamentos executados
    Engrenagem do sistema moldado para ser escravo
    Me instalaram os programas "o que é certo" e "o que é errado"
    Conectado ao mundo da informação condicionado a consumir ficção, viver o melhor da vida apenas na minha imaginação
    Humano sedentário doutrinado pelo Estado e Religião.
    Derrepente naveguei por páginas omitidas e fui infectado, todos os arquivos deletados
    Agora tenho a chance dos meus programas reinstalar
    Ver o mundo diferente e do meu jeito me formatar.
    Tudo em que acreditava por um programador foi criado
    Inplantado um sistema que me queria adequado
    Seria amis um apenas em sua grande rede interligado
    Assim desta maneira mesmo a distância ser manipulado
    Derrepente naveguei por páginas omitidas e fui infectado, todos os arquivos deletados
    Agora tenho a chance dos meus programas reinstalar
    Ver o mundo diferente e do meu jeito me formatar.
    Letra e música de Tadeu Fonseca e Márcio Fonseca.

    Quem quiser ouvir outras músicas vá até o youtube e procure "viajem - música própria".

    Em breve espero poder ter grana pra gravar nosso primeiro albúm de rock nacional de qualidade.

    ResponderExcluir

Manifeste-se: